ENSINAR QUÍMICA JOGANDO BINGO. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0008

Autores

  • RODRIGO RUSCHEL NUNES UNIOESTE
  • Kathia Regina Kunzler
  • Silvia Costa Beber

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4260

Palavras-chave:

Tabela Periódica, Lúdico, Jogo

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o jogo “Bingo Químico” com estudantes da primeira série do Ensino Médio. O jogo foi utilizado para trabalhar conceitos de tabela periódica, objetivando estabelecer a relação entre nome e símbolo dos elementos químicos e despertar o interesse dos estudantes na disciplina de Química. Anteriormente ao desenvolvimento do jogo o professor trabalhou os conceitos do conteúdo, enfatizando a presença dos elementos químicos em materiais e tecnologias presentes no cotidiano. Posteriormente ao jogo, os estudantes responderam um questionário contendo questões sobre o conteúdo e percepção da atividade. Constatamos que essa atividade desempenhou sua função, pois tanto o caráter educativo como o lúdico foram observados como mediadores e propulsores da aprendizagem de conteúdo de Química nesse nível de ensino. Destacamos a necessidade de incorporar a pesquisa nas práticas com jogos como eixo norteador do trabalho docente, pois sabemos que a reflexão na ação possibilita uma intervenção consciente nos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

RODRIGO RUSCHEL NUNES, UNIOESTE

Departamento de Química - Curso de Licenciatura em Química - Ensino Química

Kathia Regina Kunzler

Mestre em Engenharia Agrícola - linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná - IFPR e professora assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Silvia Costa Beber

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, atuando na área de Educação Química do Centro de Engenharias de Ciências Exatas – CECE.

Downloads

Publicado

2012-11-24

Edição

Seção

Artigos