A EDUCAÇÃO COMPARADA E SUA ARQUITETURA HISTÓRICA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0001

Autores

  • João Jorge Correa Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4182

Palavras-chave:

Educação Comparada. História da Educação Comparada. Metodologia Comparatista e Interdisciplinaridade.

Resumo

Enquanto campo de investigação e procedimento metodológico de pesquisa, a educação comparada é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar. Neste artigo discute-se a educação comparada e o método comparatista no campo educativo. O texto está organizado em duas partes. Na primeira parte faz-se uma breve incursão acerca dos principais enfoques que a educação comparada vem recebendo ao longo do tempo. Na segunda, apresenta-se uma exposição da arquitetura da educação comparatista, a partir dos autores fundamentais que trataram do tema. Concluindo, apontam-se alguns limites e possibilidades no uso da educação comparada, assim como elementos para futuras reflexões e pesquisas.

 

Biografia do Autor

João Jorge Correa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu

Graduação em Pedagogia (UFMG/MG), Mestrado em Educação (UNICAMP/SP), Doutorado em Educação (UNESP/Marília/SP), Pós-Doutorado em Educação (UNISINOS/RS)

Downloads

Publicado

2012-10-21

Edição

Seção

Artigos