EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UM OLHAR SOBRE O MANIFESTO DE 1932. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0008

Autores

  • Cristiane Silva Mélo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Njla Mehanna Mormul UEM
  • Maria Cristina Gomes Machado UEM

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.4150

Palavras-chave:

Educação, História, Cidadania

Resumo

Resumo. Este artigo discute a educação como elemento de formação para a cidadania, visto como indispensável à garantia dos direitos sociais, à constituição da democracia e ao desenvolvimento do espírito de civismo e amor à pátria. Para tanto, toma-se como foco de investigação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o um significativo documento publicado em 1932, redigido por Fernando de Azevedo e subscrito por 25 educadores. Este se dirigia ao Povo e ao Governo, propondo a reconstrução educacional no Brasil e discutia os problemas vivenciados para a difusão da escola pública com a criação de um Sistema Nacional de Ensino. A educação foi expressa como “direito” de todos. O programa de educação exposto no manifesto se fundamentou na idéia de formação integral e natural do indivíduo, que devia ser conscientizado sobre seus deveres para com a sociedade e a nação brasileira. Esta deveria fomentar a noção de que todos, independente da situação econômica, teriam deveres para com a sociedade, assim o trabalho, a disciplina, a cooperação e a solidariedade eram elementos fundamentais a serem cultivados. Estimulava-se a exacerbação do sentimento altruísta com vistas ao bem comum.

Palavras-chave: História da Educação; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932); Educação e cidadania.

Biografia do Autor

Njla Mehanna Mormul, UEM

Mestre em Educação

Maria Cristina Gomes Machado, UEM

Professora do Dept. Educação UEM

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