A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DO CURRÍCULO DE ARTES „ UM ESTUDO DE CASO Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0006

Autores

  • Eduardo Fofonca Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.3699

Palavras-chave:

Arte. Teoria e Prática. Prática Pedagógica. Currículo

Resumo

O presente estudo analisou a prática pedagógica e o currículo de Artes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, Paraná. A partir do objeto de estudo da presente pesquisa, que consiste nas práticas do professor de Arte, buscou-se enfocar o processo de ensino desta disciplina e de como o professor encaminha pedagogicamente suas práticas de ensino. Dessa forma, a análise se deu por meio de pesquisa qualitativa, na tentativa de trazer respostas para a problematização, que partiu do entendimento da Arte como conhecimento e a relação entre teoria e prática no ensino da Arte, para uma compreensão mais específica da prática pedagógica destes professores que, na sua maioria não possuem formação específica no campo das Artes, mas atuam com a disciplina na rede municipal de ensino.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (UPM-SP). Mestre em Comunicação em Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui Licenciatura Plena em Letras - Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, PR, atual Universidade Estadual do Paraná. Atuou como professor colaborador da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Planejamento e Administração Escolar, Setor de Educação e como Secretário Municipal de Educação e Cultura em Matinhos, Paraná.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Edição

Seção

Artigos