O IDOSO E A LUDICIDADE. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0004

Autores

  • Ana Paula Sabchuk Fernandes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cássia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.3694

Palavras-chave:

Idoso. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

A população idosa vem aumentando e a mudança no campo social tem modificado seu papel, tornando as pessoas mais ativas e alvo de interesse em diversas áreas, inclusive na educação. Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é o levantamento teórico sobre a criação de possibilidades de uso do lúdico na educação de alunos dessa faixa etária. Para responder ao objetivo proposto realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática envelhecimento, educação e ludicidade e aplicou-se um questionário semiestruturado a cinquenta idosos participantes da UATI-UEPG. Procurou-se entender a representação social do idoso, suas novas relações com a sociedade e o papel do lúdico como instrumento para a socialização e fortalecimento das redes de relações interpessoais. Os resultados apontam que o lúdico pode ser aplicado na prática educativa independentemente da modalidade de ensino e da idade dos envolvidos, pois tende a ter resultados satisfatórios tanto para o docente como para os alunos que são agentes ativos no processo de aprendizagem. A ludicidade é, portanto, um fator que auxilia no aprendizado e na relação interpessoal.

Biografia do Autor

Ana Paula Sabchuk Fernandes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do 4º ano no curso de Pedagogia, bolsista da iniciação cientìfica.

Rita de Cássia Oliveira

Doutora em Educação, Professora na UEPG.

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Publicado

2012-07-27

Edição

Seção

Artigos