O PROCESSO DE INSERÇÃO E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO DOI: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0001

Autores

  • Larissa Aparecida Vieira UEPG
  • Franciely Dias Machado
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de POnta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.3681

Palavras-chave:

inclusão, Síndrome de Down, mundo do trabalho.

Resumo

Este artigo aborda a discussão acerca do processo de inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Visto que não é somente nos espaços escolares que a inclusão deve acontecer, mas em todos os lugares, buscou-se nesta pesquisa investigar o processo de inserção e empregabilidade de pessoas com Síndrome de Down na vida profissional. Procurou-se compreender como se dá o enca- minhamento para a efetivação em um trabalho formal, bem como a realidade des- sas pessoas no contexto em que estão inseridas, compreendendo assim seu modo de vida, sua profissionalização e dificuldades encontradas ao longo da trajetória até ingressar como funcionário efetivo em uma empresa. Para isto, foi realizado um estudo no caso com um jovem que já está atuando no mercado formal. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se um levantamento bibliográfi co das obras e documentos já existentes na área e que abordam o tema da inclusão, além de observações e entrevistas com o sujeito da pesquisa, com seus pais, professores da escola especializada e o seu empregador. Por fim, por meio dos resultados obtidos, foi possível compreender que uma pessoa com Síndrome de Down é capaz de aprender e se desenvolver, apesar de suas limitações, ingressando na vida profissional e desempenhando, assim, determinadas atividades, possibilitando um bom convívio social.

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Vieira, UEPG

pedagoga.

Franciely Dias Machado

Pedagoga.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de POnta Grossa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação - HISTEDBR.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos