PRESENÇAS DA CULTURA REGIONAL NOS TELEJORNAIS ESTADUAIS.Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0002

Autores

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda do Amaral Ferrari Universidade Federal do Pampa
  • Helen Piegas Barcelos Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.3644

Palavras-chave:

Cultura regional, Gauchidade, Telejornal

Resumo

Este estudo centra-se em identificar as estratégias de comunicação que os telejornais do Rio Grande do Sul utilizam para representar a gauchidade nos programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa três edições de cada telejornal das emissoras RBS TV, Band e Record, durante as comemorações da Semana Farroupilha. Verificou-se que a gauchidade é marcada pela interação dos apresentadores com o telespectador e pelo incentivo ao consumo de bens simbólicos mais próximos dos tradicionalistas. De modo geral, a mídia, em específico os telejornais, dão continuidade às manifestações culturais e à preservação da identidade gáucha, da mesma forma, que as atualizam.

Biografia do Autor

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador do Grupo Comunicação, Identidade e Fronteira da UFSM

Fernanda do Amaral Ferrari, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa. Bolsista PIBIC-CNPq.

Helen Piegas Barcelos, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Comunicação Social:  hab. Publicidade e Propaganda e graduanda pela Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos