DOSES DE NITROGÊNIO, REGULADOR DE CRESCIMENTO E PROGRAMAS DE CONTROLE DE DOENÇAS AFETANDO A CULTIVAR DE TRIGO ÔNIX - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Exatas.v.14i2.143152

Autores

  • Henrique Degraf
  • Jeferson Zagonel
  • Eliana Cuéllar Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v14i02.780

Resumo

Visando avaliar o efeito do regulador de crescimento trinexapac-ethyl combinado com duas doses de nitrogênio e dois modos de controle de doenças, na cultivar de trigo Ônix, instalou-se um experimento na Fazenda Escola “Capão da Onça”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2006. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 2 x 2 com cinco repetições. Os tratamentos constaram de doses de nitrogênio (30 e 120 kg.ha-1), doses de trinexapac-ethyl (0 e 100 g.ha-1) e de programas de controle de doenças (preventivo e curativo). Avaliaram-se características agronômicas, severidade de doenças e produtividade. O aumento da dose de N promoveu maior número de espigas por área e diminuição do peso de grão, mas sem efeitos na produtividade e na severidade de doenças. O trinexapac-ethyl reduziu a altura das plantas e não afetou a produtividade; a aplicação preventiva de fungicidas mostrou-se mais adequada, resultando em menor AACPD de ferrugem com reflexos positivos no número de grãos por espiga, peso hectolítrico e produtividade.

 

Palavras-chave: Triticum aestivum L. trinexapac-ethyl. Puccinia triticina. Blumeria graminis f.sp. tritici. Plantio direto.

Downloads

Edição

Seção

Artigos