EFEITOS DE CHUVA ÁCIDA SIMULADA SOBRE PARÂMETROS MORFOLÓGICOS, DE CRESCIMENTO, COMPONENTES DE PRODUÇÃO E FENOLOGIA DA CULTURA DO FEIJÃO EM PONTA GROSSA – PR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Exatas.v.14i2.133141

Autores

  • André Vicente Oliveira Universiadade Estadual de Ponta Grossa
  • Maysa de Lima Leite UEPG
  • Paulo Vitor Farago Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gustavo Castilho Berucki Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bruna Borba Dias

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v14i02.779

Resumo

Plantas de Feijão (Phaseolus vulgaris (L.), cv. IPR88 Uirapuru, cultivadas em casa de vegetação, foram expostas à chuva ácida simulada (pH 3,0), obtida pela utilização de ácido sulfúrico, por dez dias consecutivos, vinte minutos por dia, com o objetivo de avaliar seus efeitos sobre os parâmetros morfológicos, de crescimento, a fenologia e os componentes de produção. As plantas foram comparadas ao tratamento controle (pH 6,0), durante os estádios V3 (primeira folha trifoliada), R6 (abertura da primeira fl or) e R7 (início da formação das vagens). Nas coletas parciais, foram avaliados a altura de planta, o diâmetro do caule, a matéria seca de parte aérea e raízes, a razão raiz/parte aérea. Ao fi nal do ciclo, analisou-se o número de vagens por planta, a altura da inserção da primeira vagem, o número de grãos por vagem o comprimento de vagem, e o peso de mil grãos.
As plantas, sob condições de chuvas mais ácidas, sofreram mais a diminuição na sua altura da planta e revelaram leve aumento no diâmetro do caule, no estádio R7. Tiveram, também, menor produção da matéria seca da parte aérea e raízes no estádio R7, e uma redução signifi cativa da razão raiz/parte aérea, no estádio V3. No estádio R9, as plantas expostas à chuva ácida apresentaram redução do número de vagens por planta e aumento na altura de inserção de primeira vagem.As simulações ácidas ocasionaram encurtamento do ciclo fenológico, ficando evidenciado o caráter cumulativo da precipitação ácida.

Palavras-chave: Chuva ácida. Feijão comum. Fenologia. Morfologia. Componentes de produção.

Downloads

Edição

Seção

Artigos