PROPOSTA DE ENSINO PARA MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS RELAÇÕES COM OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOI: 10.5212/Publ.Exatas.v.18i1.0001

Autores

  • Cleber Pinto Silva
  • Tiago Jacumasso
  • Sandro Xavier Campos

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v18i1.5330

Palavras-chave:

Separação de mistura, Estilos de aprendizagem, Resolução de problemas.

Resumo

O ensino de Química enfrenta algumas dificuldades em relação à aprendizagem de conceitos teóricos. Para tentar reverter essa situação, foi aplicada e analisada uma proposta de ensino baseada na metodologia de resolução de problemas
conceituais envolvendo separações de misturas. A proposta foi realizada com 25 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa. Os conteúdos foram aplicados e, posteriormente, realizou-se uma análise por meio
de questões abertas e fechadas tendo como referência o método psicométrico proposto por Felder e Silverman (1988) para estilos de aprendizagem. Verifi couse que a proposta atende os requisitos básicos exigidos pelo MEC, pois trabalha
com estilos de aprendizagem variados, o que não ocorre pelas propostas didáticas tradicionais.

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