LOGÍSTICA REVERSA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMPETITIVO DAS EMPRESAS - DOI: 10.5212/Publ.Exatas.v.16i2.0005

Autores

  • Mayara Cristina Ghedini Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa
  • João Carlos Colmenero UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v16i02.1221

Palavras-chave:

Logística Reversa, valor financeiro e preocupação ambiental.

Resumo

A Logística Reversa (LR) consiste em uma atividade responsável pelo retorno dos materiais do ponto de consumo ao ponto de origem, agregando valor de diferentes naturezas ao produto retornado. Este trabalho procura evidenciar a LR como uma atividade que apresenta um diferencial competitivo e redução de custos por meio das formas de gestão e desenvolvimento que envolvem a atividade. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa é considerada exploratória e descritiva. Classifica-se como descritiva por apresentar uma revisão bibliográfica, em consulta a livros sites da Internet, artigos e trabalhos acadêmicos, buscando conceitos e informações para a elaboração de uma base conceitual sobre o tema proposto. A pesquisa apresenta a LR como uma atividade que agrega valor sustentável e financeiro, devido ao aumento da preocupação dos clientes com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Mayara Cristina Ghedini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa

Graduada em Secretariado Executivo (2008). Especialista em Gestão Industrial - Produção e Manutenção, pela UTFPR (2009). Mestranda Engenharia de Produção, pela UTFPR.

João Carlos Colmenero, UTFPR

Possui graduação em Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). É professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Edição

Seção

Artigos