Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista PUBLICATIO UEPG Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias, órgão de divulgação científica da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é gerenciada por um Comite Editorial constituido por um Editor Chefe e seus Editores Associados. Por se tratar de um periódico multidisciplinar encontra-se sudividido em sete Seções, cada uma com seu Comitê Editorial constituído por um Editor Científico e seus membros titulares, pesquisadores de renome desta e de outras Instituições brasileiras ou do Exterior. O Comitê Editorial gerencia a qualidade da revista e administra a publicação de artigos de revisão apenas sob convite, enquanto nas Seções de Física e Matemática, de Química, de Geociências, de Ciência da Computação e Informática, de Ciências Agronômicas, de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Engenharias são publicados artigos científicos contemplando pesquisa básica e aplicada, notas prévias e estudos de casos. As propostas de publicação podem ser submetidas em lingua portuguesa ou inglesa e mesmo que avaliadas e aprovadas para serem publicadas, as informações nelas contidas são de única e exclusiva responsabilidade dos proponentes.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Editores
  • Fabiana Cristina Nascimento Borges
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Convidados

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

V SIMPOQUIM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Seção destinada a divulgação assuntos que abrangem as áres da Revista Publicatio com pesquisadores de áreas específicas. Todas as entrevistas focam um tema direcionado à área de atuação do pesquisador entrevistado.

Editores
  • Fabiana Cristina Nascimento Borges
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação da proposta, que deve ser inédita e apresentar aspectos de originalidade, se fundamenta pela análise preliminar do Editor Científico que a enquadrará, ou não, no escopo da revista levando em consideração o nível de qualidade científica em termos de conceito, experimentação e de expressão verbal, a começar pelo Resumo ou Abstract. Após a aprovação preliminar do Editor Ciêntífico a proposta será encaminhada via eletrônica a dois revisores ad hoc, pesquisadores de renome nacional e/ou internacional, que se prontifiquem a proceder a uma análise crítica e aprofundada sobre o seu conteúdo em um curto espaço de tempo, retornando o parecer ao Editor Científico. Os autores poderão indicar revisores que considerem adequados para a análise de sua proposta, indicando neste caso o enderêço eletrônico correto. As avaliações feitas pelos pares darão subsídios para o Editor Científico tomar a decisão sobre a aceitação ou rejeição, ou mesmo de encaminhar de volta aos proponentes visando melhoramento da proposta. Neste caso, ao retornar a proposta corrigida esta será encaminhada aos revisores ad hoc apenas quando por estes requisitada. O Editor Cientïfico poderá, a seu critério, solicitar o parecer de um membro do seu comitê editorial, que também são cadastrados como consultores ad hoc da revista. Tomada a decisão final, o Editor Científico informa aos proponentes e toma as providências necessárias.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.