A Pesquisa nas Ciências Sociais: Desafios e Perspectivas

Conteúdo do artigo principal

Odária Battini

Resumo

Este texto aborda o debate contemporâneo sobre a pesquisa social, apontando a pluralidade de concepções que incidem na produção de conhecimentos e os seus sentidos ético-políticos. As referências indicadas pavimentam a compreensão dos fenômenos que movem a sociedade do capital e direcionam consciências, poder, relações, interesses, práticas macro e micro-societárias. Contaminam modos de apreender o real e de produzir conhecimentos, pela via da pesquisa. Além das referências teórico-metodológicas, a reflexão recai na análise da conjuntura atual, evidenciando expressões diversas de definição dos objetos de investigação e os desafios postos aos pesquisadores para dar respostas que subsidiem práticas emancipatórias para a superação da barbárie social, produzida na conflituosa relação capital e trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: produção de conhecimento, atitude investigativa, pesquisa qualitativa, desafios para a pesquisa social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BATTINI, O. A Pesquisa nas Ciências Sociais: Desafios e Perspectivas. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/36. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Odária Battini, PUC-PR

Professora do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.