Homenagem Póstuma à Professora Doutora Solange Barbosa de Moraes Barros

Conteúdo do artigo principal

Gisele Alves de Sá Quimelli
Lenir Aparecida Mainardes da Silva
Sandra Maria Scheffer

Resumo

É com muita tristeza que compartilhamos com os leitores da Revista Emancipação o falecimento, no dia 27/10/2017, da Professora Drª Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros. Membro do Conselho Editorial da Revista Emancipação desde 2003.
A Professora Solange foi docente do Departamento de Serviço Social desde 1984 tendo uma carreira de sucesso e bastante fecunda na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É de reconhecimento notável os relevantes serviços prestados à Comunidade Universitária durante sua vida acadêmica e a cidade de Ponta Grossa enquanto profissional de Serviço Social, dedicando especial atenção humanística a luta docente no ensino público e a implementação de políticas públicas, nas áreas da saúde, criança e adolescência.
A sua história na instituição se fez como professora no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em  Ciências Sociais Aplicadas (mestrado e doutorado). Foi  coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Assessoria na Área da Infância e da Adolescência e Juventude (NEPIA). Foi membro efetivo do Conselho Editorial das Revistas:  Emancipação e Conexão da UEPG e Capital Científico da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Atuou na coordenação do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (2008-2011); na coordenação Pedagógica da Residência em Gestão Pública – Governo do Paraná (2013-2015); e na coordenação do curso de especialização Gestão em Saúde – Capes (Coordenação de Pessoal de Nível Superior)/EaD (Educação a Distância)” (UEPG, 2017).
Solange foi ainda Secretária Municipal de Assistência Social de 2001 a 2003. Neste período assumiu a Presidência da  Fundação Municipal do Idoso e da Pessoa com deficiência. Participou em conselhos, comissões e consultoria em âmbito municipal e estadual. Atuou na defesa de direitos da criança e adolescência e da saúde. Primou pela dimensão ética/política na ampliação de espaços para o Serviço Social.
Amiga e companheira de todas as horas, o seu caminho na  Instituição, ficou registrado pelos seus dotes de amizade, educação e amor pelo ensino, enfatizando sempre a importância do conhecimento como o mais valioso patrimônio de um povo. Sem sombra de dúvidas, a professora Solange soube conquistar o respeito e admiração de todos: alunos, professores e agentes universitários desta Universidade.
Nos deixa o sentimento do dever cumprido. 

Gisele Alves de Sá Quimelle
Lenir Ap. Mainardes da Silva
Sandra Maria Sheffer

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
QUIMELLI, G. A. de S.; SILVA, L. A. M. da; SCHEFFER, S. M. Homenagem Póstuma à Professora Doutora Solange Barbosa de Moraes Barros. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 17, n. 2, p. 337–337, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.17i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10858. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Seção especial