Inclusão de crianças com deficiência: entre o avanço da concepção e a responsabilização da família (Inclusion of children with disabilities: between the advancement of conception and the accountability of the family)

Conteúdo do artigo principal

Fluvia Ribeiro Bastos
http://orcid.org/0000-0001-8273-7273
Vini Rabassa da Silva
http://orcid.org/0000-0001-7276-0218

Resumo

O artigo socializa uma revisão teórica sobre a educação política e sua importância enquanto estratégia para o controle social democrático do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando a Constituição Federal Brasileira de 1988 (CF 1988) que trouxe em seu texto o avanço da participação popular em instâncias do controle social, é necessário refletir em que espaços, para além dos conselhos e das conferências, esses processos participativos podem e devem ser exercitados no âmbito da política de Assistência Social. Assim, destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) equipamentos deste sistema que estão situados dentro dos territórios de maior vulnerabilidade social e próximos da população despertando, assim, como ambientes com potencial para aproximar da classe trabalhadora a discussão do controle social das políticas sociais. Para esta aproximação considera-se a educação política como uma estratégia que contempla ações educativas que despertam a reflexão crítica, contribuindo para que os sujeitos de direitos usuários do SUAS, incidam sobre o controle social por meio da participação ativa e consciente.

Abstratct: The article socialises a theoretical revision on political education and its importance as a strategy for the democratic social control of the Unified Social Assistance System (SUAS). Considering the Brazilian Federal Constitution of 1988 (CF 1988) that brought in the text the advance of popular participation in instances of social control, it is necessary to reflect in which spaces, besides the councils and conferences, these participatory processes can and should be exercised in the scope of the Social Assistance policy. Thus, the Social Assistance Referral Centers (CRAS) stand out in this system that are located with in the territories of greater social vulnerability and close to the population, thus creating environments with potential to bring the working class closer to the discussion of social control social policies. For this approach, political education is considered as a strategy that contemplates education al actions that awaken critical reflection, contributing to the subjects of rights, SUAS users, to focus on social control through active and conscious participation.

Keywords: Political education; democratic social control; Social Assistance Policy.

 

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Detalhes do artigo

Como Citar
BASTOS, F. R.; SILVA, V. R. da. Inclusão de crianças com deficiência: entre o avanço da concepção e a responsabilização da família (Inclusion of children with disabilities: between the advancement of conception and the accountability of the family). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 1, p. 1–16, 2019. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10388. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fluvia Ribeiro Bastos, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e Mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente, é Assistente Social da Prefeitura Municipal de Pelotas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Política Social da UCPel.

Vini Rabassa da Silva, Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas, em 1973, mestrado (1985) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É professora Adjunta IV no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas/UCPEL.

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