ANÁLISE DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS EM PRATICANTES DE FUTSAL E CAPOEIRA NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 8 ANOS

Autores

  • André Felipe Caregnato Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rafael Gomes Sentone Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Wallinson Santana Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ludmila Gondro Pinheiro Faculdade Dom Bosco - FDB
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0009

Palavras-chave:

capacidades coordenativas, capoeira, desenvolvimento motor, futsal, KTK.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida como parte de uma intervenção de extensão realizada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, no munícipio de Araucária/PR, no projeto Núcleo Esportivo do Parque Cachoeira, e teve como objetivo analisar o desempenho motor de crianças a partir da prática regular de Capoeira e Futsal. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo masculino com idade de 7 a 8 anos: 10 praticantes de capoeira e 10 praticantes de Futsal. A coordenação motora foi avaliada a partir do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK). Os resultados foram favoráveis para os praticantes de capoeira, ainda que estatisticamente não tenham sido relevantes as diferenças entre os grupos em nenhuma capacidade físico-motora analisada.

Biografia do Autor

André Felipe Caregnato, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Aluno de Doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR - Brasil.

Rafael Gomes Sentone, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Aluno de Doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR - Brasil.

Wallinson Santana, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Aluno de Mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR - Brasil.

Ludmila Gondro Pinheiro, Faculdade Dom Bosco - FDB

Aluna de Graduação da Faculdade Dom Bosco (FDB), PR - Brasil.

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PR - Brasil. Doutorado em Educação.

 

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Publicado

2017-05-02