CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O MITO COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E POVOS TRADICIONAIS

Autores

  • Wallace Gomes Ferreira de Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Jéssica Kallyne Arruda Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Rosana Medeiros Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Wagner Berto dos Santos Diniz Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0002

Palavras-chave:

histórias, comunidades, quilombolas, Cariri, transdiciplinaridade.

Resumo

O projeto “A botija é nossa: contação de história e sociabilidade no Cariri paraibano” teve desenvolvimento de suas atividades nas três comunidades remanescentes de quilombo do Município de Livramento- PB (Areias de Verão, Sussurana e Vila Teimosa), com o objetivo de fomentar espaços de integração universidade/comunidade. Tais atividades extensionistas ampliam a compreensão de espaço formativo e contribuem na valorização dos sujeitos negros quilombolas. Leva como proposta metodológica a transdisciplinariedade entre as Ciências Humanas e Sociais e a área das linguagens. Neste sentido, a contação e o registro das histórias orais foram assumidas neste projeto como instrumentos metodológicos que possibilitam a percepção/experiência com as dinâmicas de organização desse grupo étnico. Com esta atividade, produzimos experiências formativas aos discentes do curso de Ciências Sociais, bem como para os sujeitos quilombolas, protagonistas dessa ação, aspecto que remete para o princípio da extensão: construir um espaço universitário integrado com as demandas dos sujeitos concretos.

Biografia do Autor

Wallace Gomes Ferreira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB - Brasil. Doutorado em Ciências Sociais. 

Jéssica Kallyne Arruda Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluna de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB - Brasil.

Rosana Medeiros Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluna de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB - Brasil.

Wagner Berto dos Santos Diniz, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluno de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB - Brasil.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os Quilombos e a Novas Etnias. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro – RJ: Ed. FGV/Associação Brasileira de Antropologia-ABA, 2002. p. 43-81.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo. Quilombos: geografia africana, cartografia étnica, territórios tradicionais. Brasília – DF: Mapas Editora  Consultoria, 2009.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2012.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo-SP: Perspectiva, 2006.

MATEUS, Ana do Nascimento Biluca et al. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227. Acesso em: 02/02/2016.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.

SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de. A atualização do conceito de quilombo: Identidade e Território nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade. Ano V, n.10, set/2002.

SOUZA, Wallace G. Ferreira de. Famílias, Território e Espiritualidades: uma etnocartografia de Caiana dos Crioulos-PB. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Campina Grande, 2014.

VANSINA, J. A tradição oral e sua metodologia. In: KI ZERBO, J. História geral da África, v. 1: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2010. p. 139-166.

VIEIRA, Isabel Maria de Carvalho. O papel dos contos de fadas na construção do imaginário infantil. Revista criança- do professor de educação infantil, v. 38, p. 10, 2005.

Downloads

Publicado

2017-05-02