COLORINDO OS CHAPÉUS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES-CONTADORES MIRINS

Autores

  • Adriana Demite Stephani Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0001-6622-7097
  • Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Robson Coelho Tinoco Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0005

Palavras-chave:

chapeuzinhos coloridos, contação de histórias, rodas de leitura, formação, leitores.

Resumo

O presente texto relata algumas reflexões e ações realizadas em etapas de dois projetos de extensão, “Rodas de leitura: um caminho para formar leitores” e “Contar histórias: um trabalho de sala de aula”, em desenvolvimento na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias. Dentre as ações desenvolvidas, apresentamos aqui um trabalho realizado com a obra de literatura infantil “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em duas instituições de ensino do município de Arraias – TO. O trabalho originou-se dos desdobramentos das atividades extensionistas nas escolas quando do encanto de alunos e professores no momento do compartilhamento “em roda” da referida obra, ilustrando aos professores da escola, participantes do projeto, como e por que contar histórias e montar rodas de leituras em sala. A experiência reforçou a convicção anterior da importância de formações iniciais e continuadas, bem como da troca de experiências para a constituição da identidade docente.

Biografia do Autor

Adriana Demite Stephani, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO - Brasil. Doutorado em Literatura.

Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO - Brasil. Doutorado em Educação.

Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB), DF - Brasil. Doutorado em Literatura.

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Publicado

2017-08-31