UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ALTERNATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTÍMULO À METACOGNIÇÃO NA ANATOMIA VETERINÁRIA - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0013

Autores

  • Laís Cristine Werner Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0013

Palavras-chave:

anatomia veterinária, ensino-aprendizagem, jogos educativos, metacognição.

Resumo

O ensino clássico da anatomia é marcado pela exposição de conteúdo teórico, seguido da apresentação de peças anatômicas e consequente necessidade de memorização das estruturas apresentadas, o que torna o aluno prisioneiro desta metodologia tradicional. Porém, eles devem ser capazes de assimilar a disciplina de forma integrativa, entendendo as relações além nome-posição-forma-função. Tendo em vista essa diferenciação da percepção da anatomia, objetivou-se uma alternativa de ensino-aprendizagem complementar junto aos alunos da disciplina de Anatomia Veterinária do curso de Medicina Veterinária da UNICENTRO, por meio da realização de jogos de aprendizagem, os quais constituíram o projeto de extensão intitulado Anatomíadas. Os alunos puderam avaliar a efetividade do seu estudo com os resultados nos jogos, o que demonstrou que, dos 55 alunos assistidos no Projeto, 50 concordaram com a efetividade destes métodos alternativos, e, ainda, perceberam que poderiam ser feitas alterações no seu sistema de estudo, confirmando, assim, o despertar da metacognição.

Biografia do Autor

Laís Cristine Werner, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), PR - Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

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Publicado

2016-12-21