A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO “GESTORES DE CADEIAS PRODUTIVAS RURAIS” NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL - DRS DO BANCO DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS, TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - PR

Autores

  • Marcos Roberto Pires Gregolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Fábio Corbari Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Graciela Caroline Gregolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Valdecir José Zonin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Wilson João Zonin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Extensão Rural, Metodologias Participativas, Cadeia produtiva do leite.

Resumo

Este estudo destaca o trabalho de sensibilização e aplicação da matriz FOFA na cadeia produtiva do leite em Catanduvas - PR, ação integrante do projeto de extensão financiado pela Fundação Banco do Brasil, que utilizou a metodologia proposta pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. O trabalho aconteceu em 12 estados brasileiros e proporcionou apoio técnico para a estruturação das cadeias produtivas interligadas ao DRS do BB. Metodologicamente, pode-se destacar a fase de sensibilização regional, seguida de aplicação de um diagnóstico participativo, finalizando com a elaboração de um plano de negócios, vinculado a estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Conclui-se que há necessidade de desenvolver ações estruturantes entre os agricultores familiares e fomento ao cooperativismo, porém percebe-se que estas ações têm mais chance de serem desempenhadas quando elas surgem de um processo participativo de discussão e planejamento da cadeia produtiva.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Pires Gregolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aluno do curso de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.

Fábio Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aluno do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.

Graciela Caroline Gregolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aluna do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.

Valdecir José Zonin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor da Universidade Federal da Fronteira do Sul, Brasil. Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Wilson João Zonin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2014-11-21