A APRENDIZAGEM DO ALUNO INSERIDO EM EMPRESA JÚNIOR

Autores

  • Denise Macedo Ziliotto Universidade Feevale
  • Ariete Regina Berti Universidade Feevale

Palavras-chave:

Aprendizagem. Empresa júnior. Graduação. Organizações.

Resumo

A integração do graduando em práticas profissionais é uma prerrogativa do percurso universitário, estabelecendo a primazia do conhecimento aplicado e utilitário como qualificador para a aprendizagem. A partir do relato de consultoria realizada em empresa júnior visa-se discutir as potencialidades de aprendizado oportunizado ao aluno mediante sua inserção nesse tipo de organização, apontando as peculiaridades da estrutura e do funcionamento dessas instituições. Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da consultoria foram observações participantes, entrevistas e pesquisa de documentos e manuais. A perspectiva de um envolvimento genuíno do aluno, fruto de sua escolha diante das possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de percurso de formação, aponta para uma prática valorosa no sentido da implicação do discente como protagonista de sua história profissional. Não obstante, as complexidades existentes no mundo do trabalho já estão presentes nessa prática, acarretando desafios maiores pela dupla dimensão estudante-profissional que está presente em sua atuação.

Biografia do Autor

Denise Macedo Ziliotto, Universidade Feevale

Doutora em Psicologia Social. Professora Titular do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e de cursos de graduação e pósgraduação em Psicologia da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Ariete Regina Berti, Universidade Feevale

Bolsista de iniciação científica Feevale/FAPERGS do grupo de pesquisa em Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Downloads