A GUAÇATONGA (Casearia sylvestris Sw.) E SEU USO POTENCIAL COMO FITOTERÁPICO: UM RESULTADO PRÁTICO DE TRABALHO EXTENSIONISTA NO DISTRITO DE ITAIACOCA

Autores

  • Luiz Kulchetscki Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • César Augusto Quaquarelli Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Pedro Ribeiro Lima Distrito de Itaiacoca

Palavras-chave:

Guaçatonga, Fitoterapia, Casearia, Itaiacoca.

Resumo

Este trabalho é resultado de atividades extensionistas iniciadas em maio de 2003 vinculadas ao projeto “Meio Ambiente sustentável para o Distrito de Itaiacoca - Ponta Grossa – Paraná - Brasil” com o objetivo de buscar soluções práticas para a população do meio rural baseadas em recursos existentes em seu próprio meio ambiente. Entre as várias inserções realizadas, apresentamos o resultado no tratamento de neoplasia em animal doméstico com folhas novas de Casearia sylvestris, conhecida como guaçatonga, pau-lagarto ou cafezeirode- bugre, cujo tratamento em pouco mais de dois meses de aplicação, promoveu a recuperação e cicatrização de tecidos da pata de um cão doméstico, sugerindo a necessidade de aprofundamento de estudos com esta planta. O resultado deste trabalho serve de subsídio para futuros testes curativos e de desinfecção aplicada em saúde animal, oportunizando a pesquisa e a valorização de plantas medicinais.

Biografia do Autor

Luiz Kulchetscki, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Dr. do curso de Agronomia – Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná – Brasil.

César Augusto Quaquarelli, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Médico-veterinário da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Pedro Ribeiro Lima, Distrito de Itaiacoca

Morador de Mato Queimado pertencente a terceira geração da população tradicional do distrito de Itaiacoca.

Downloads