A NECESSIDADE DE CAPACITAR A FAMÍLIA PARA CUIDAR EM SEU AMBIENTE DOMICILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alice Almeida Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Flávia Farias Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jackeline Aparecida Leite Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Taise Carneiro Araujo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Ações extensionistas, Família, Acompanhamento domiciliar, Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é compartilhar experiências de acompanhamento familiar dos discentes/docente da disciplina Saúde da Família no contexto de ações cuidativas numa comunidade, a partir do Projeto Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em 2009 por docente e graduandos do Curso de Enfermagem. A experiência possibilitou conhecer o sistema familiar e visualizar cada membro enquanto ser humano-subsistema de um sistema maior que é a família na interação com o meio dinâmico-social para sua capacidade de resiliência no enfrentamento das adversidades vivenciadas cotidianamente no processo de viver humano. O acompanhamento domiciliar prestado às famílias foi uma mais-valia na construção do conhecimento acerca da dinâmica familiar no processo de viver-adoecer-morrer contributivos para o alcance da qualidade de saúde das pessoas cadastradas no NIEFAM.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem – PEN/UFSC. Bolsista CAPES. Coordenadora do Projeto de Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Professora Adjunta do Departamento de Saúde da UESB.

Alice Almeida Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB do Projeto O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pessoas idosa, na Cidade de Jequié – Bahia.

Flávia Farias Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Discente voluntária do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Monitora da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem II.

Jackeline Aparecida Leite Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bolsista de Iniciação Científica CNPQ do Projeto O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pessoas idosa, na Cidade de Jequié – Bahia.

Taise Carneiro Araujo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Monitora bolsista da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem II.

Downloads