DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Priscila Fontes Gularte Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Leila Cristiane Pinto Finoqueto Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0015

Palavras-chave:

Educação Física, Danças Populares Brasileiras, Trajetórias, Formação de professores.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a trajetória do Projeto ‘Danças Populares Brasileiras’ mediante as vivências no decorrer das últimas três edições (2015, 2016 e 2017). O Projeto de extensão Danças Populares Brasileiras, criado em 2015, tem como objetivo principal desenvolver danças pertencentes ao repertório nacional das diferentes regiões brasileiras. A imersão nas danças populares brasileiras aproximou as(os) participantes da cultura do Brasil no que tange às danças, pois se fez necessário explorar a diversidade, as influências, os atravessamentos de várias culturas na constituição das danças que hoje ainda existem e são transmitidas de geração em geração pela oralidade e pelas vivências de determinados grupos. Ao longo das três edições, participaram, aproximadamente, 80 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, os quais vivenciaram danças como o Maracatu, Carimbó, Frevo, Forró, Samba de Roda e Samba. Essa ação extensionista propiciou a divulgação, mediante a apresentação em atividades artístico-culturais, bem como em atividades acadêmico-científicas.

Biografia do Autor

Priscila Fontes Gularte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Aluna de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Carreiros - RS, Brasil.

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Carreiros - RS, Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

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Publicado

2019-04-29