IDENTIDADE E MEMÓRIA DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL NO ALTO URUGUAI (COREDE NORTE)

Autores

  • Thaís Janaina Wenczenovicz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Ana Laura Saab Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0014

Palavras-chave:

Docente, História Oral, Identidade, Memória.

Resumo

Guardar documentos e memórias que marcam e simbolizam momentos da trajetória de vidas é comum entre as pessoas. Alguns necessitam guardar todo tipo de documento, para outros, apenas aqueles que estiveram presentes em momentos marcantes é suficiente. Observando-os de longe podem ser apenas “papéis velhos”, mas para aqueles que os enxergam com um olhar de pesquisador são fontes de pesquisa, oportunizando não apenas conhecer o possuidor de tais documentos, mas também os costumes, cultura e hábitos da época em estudo. Acrescido às fontes documentais, é de suma importância a guarda e preservação da memória através do uso da metodologia de História Oral. Com isso, propusemo-nos a desenvolver atividades de busca, análise e ressignificação da memória de docentes que atuaram na área rural no período de 1950-1980 no Corede Norte/RS, a fim de coletar depoimentos orais de docentes que atuaram na Escola Básica, deixando suas memórias em registro.

Biografia do Autor

Thaís Janaina Wenczenovicz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Erechim - RS, Brasil. Doutorado em História. 

Ana Laura Saab, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Erechim - RS, Brasil.

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Publicado

2018-12-14