O REFORÇO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0007

Palavras-chave:

Reforço Escolar, Dificuldades de Aprendizagem, Educação.

Resumo

O projeto de extensão teve o objetivo de implantar um sistema de reforço escolar para alunos do 2º e 3º ano da Escola Pública Antônio Guedes que apresentavam rendimento insatisfatório ou dificuldades de aprendizagem. As atividades desenvolvidas consistiram em esclarecer dúvidas, preparar exercícios de verificação, dar aulas de reforço e orientar na execução de atividades passadas pelo professor. Foram usados: jogos educativos e dominós, livros didáticos, ditado de palavras, cartilha da tabuada e softwares livres educacionais. Os participantes comentaram que gostaram das atividades de reforço, perfazendo um percentual de satisfação de 100%. As principais justificativas apresentadas: a participação nas atividades trazia um melhor aprendizado; aprendiam, sobretudo, a ler e escrever; e que gostavam da “Tia”, no caso, as universitárias extensionistas. Segundo as professoras, a experiência demonstrou que houve uma melhora no rendimento em português e matemática, bem como na participação em sala de aula e realização das tarefas.

Biografia do Autor

Francisco de Assis da Costa Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande - PB, Brasil. Doutorado em Multimedia Educativa.

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Publicado

2019-04-29