EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁ (ANOS INICIAIS) – RELATO DA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIOESTE

Autores

  • Janete Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0007

Palavras-chave:

Educação, Jovens e adultos, Escolarização, Àreas de reforma agrária.

Resumo

Este artigo é o relato de experiência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que, por meio de um projeto de extensão, intencionalizou levar escolarização em áreas da reforma agrária no estado do Paraná. O projeto objetivou organizar 60 turmas dos anos iniciais, do ensino fundamental, com o mínimo de 20 alunos cada, num total de 1.200 alunos, certificando aqueles que lograssem êxito e, concomitantemente a isto, realizar a formação da equipe pedagógica. A carga horária de ensino foi de 1.600 horas, distribuídas ao longo de dois anos e houve a movimentação de cerca de 3 milhões de reais. A matriz curricular adotada foi as áreas do conhecimento. Como resultado, podemos apontar a certificação de 370 jovens e adultos analfabetos, e de mais de outros 400 que aprenderam a ler e escrever.

Biografia do Autor

Janete Ritter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/INCRA. Manual do Programa Nacional de Educação na reforma agrária/ PRONERA, Brasília/DF, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diretoria de Educação para Diversidade e Cidadania. Coordenação Geral de Educação do Campo, Brasília/DF, 2002.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.

DI PIERRO, M.C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p.1115-1139, Especial – Out. 2005.

MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

MST. Caderno Pedagógico do MST. Sempre é tempo de aprender, n. 11, 2003.

UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Educação de Jovens e Adultos: Escolarização em áreas de Reforma Agrária do Paraná (Anos Iniciais), 2013, p. 72. Mimeo.

Downloads

Publicado

2018-12-14