CULTURA (CORPORAL), EDUCAÇÃO E ESPORTE - A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS NO SERTÃO BAIANO

Autores

  • Jaderson Silva Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Miguel Almir Lima de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0011

Palavras-chave:

Cultura, Educação (Física), Esporte, Pesquisa-Ação, Extensão.

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa que envolveu uma ação de extensão realizada a partir do Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC), da UEFS/BA, tendo como objeto de estudo o projeto Escola de Esportes e o problema: qual a contribuição do PEAC na formação esportiva e cidadã dos alunos matriculados na Escola de Esporte? O estudo foi desenvolvido sob a orientação do método da Pesquisa-Ação e como principais resultados destacam-se a proposta de contribuições em dimensões micro (socialização de conhecimentos/proposições críticas sobre a intervenção do esporte em projetos sociais) e macroestruturais (considerando que a discussão e as ações devem ser mais amplas do que apenas oferecer espaços e práticas esportivas), ambas permanentemente interconectadas. Conclui-se com o estudo que ações extensionistas com o esporte não conseguirão mudanças profundas no sistema, contudo, contribuem significamente na formação cidadã dos envolvidos no processo, gerando transformações.

Biografia do Autor

Jaderson Silva Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil. Mestrado em Educação.

Miguel Almir Lima de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Tradição cultural, diversidade e interculturalidade. Tradições sertânicas: a metáfora do Fuxico. In: ENECULT, 7., 2011, Salvador; ENECULT, 7., Salvador: UFBA, 2011. v. 1.

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí : Ed. Unijuí, 2009.

CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. De Galileu a Armstrong: as várias faces da lua. Cronos. Revista de História, n.5, jun. 2002. Editora Pedro Leopoldo. p. 42-56.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM, maio, 2012.

FORQUIN, Jean-Calude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HIRAMA, Leopoldo Katsuky. Algo para além de tirar as crianças da rua: a pedagogia do esporte em projetos socioeducativos. Orgs. Leopoldo Katsuki Hirama e Paulo Cesar Montagner. São Paulo: Ed. Phorte, 2012.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2001.

LEFEVRE Fernando; LEFEVRE Ana Maria. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos) Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 40. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção polêmicas de nosso tempo; vol. 5).

SEVERINO, Antonio Joaquim. Fundamentos ético-políticos da educação no Brasil de hoje. In: LIMA, Júlio César F.; NEVES, Lúcia Maria W. (Org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 2006.

SILVA, Antonia Almeida. Democracia e democratização da educação: primeiras aproximações a partir da teoria do valor. In: PARO, Vitor Henrique (Org). Teoria do Valor em Marx e a Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva; NETO, Vicente Molina (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS / Sulina, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-14