MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO POPULAR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DESCRITIVO EM ESCALA NACIONAL

Autores

  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ernande Valentin do Prado Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES
  • Darlle Soares Sarmento Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Daniela Gomes de Brito Carneiro Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES
  • Luana Jesus de Almeida da Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Eymard Mourão Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Renan Soares Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Islany Costa Alencar Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES
  • Adriana Maria Macedo de Almeida Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES
  • Luciana Maria Pereira Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Bruno Oliveira Botelho Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Emannuel Fernandes Falcão Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0001

Palavras-chave:

Educação Popular, Extensão Universitária, Extensão Popular, Projetos, Ensino Superior.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado do mapeamento das experiências brasileiras de Extensão Popular, desenvolvido no contexto do Projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no Sistema Único de Saúde (VEPOP-SUS), o qual constitui ação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS). O estudo possui natureza qualitativa e caráter descritivo. Aplicou-se um questionário eletrônico semiestruturado com 16 questões. Como resultado, obtiveram-se 117 experiências e a organização dos dados contemplou as seguintes dimensões: distribuição regional das experiências (por estado da federação); tempo de existência; instituições a que estão vinculadas; entidades sociais que participam; e caracterização da produção acadêmica. Foi possível identificar a existência de experiências em todas as regiões do Brasil. Evidenciaram-se a amplitude nacional, a difusão regional e a diversidade temática da Educação Popular como referencial de ações extensionistas em distintas universidades do Brasil.

Biografia do Autor

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Educação. 

Ernande Valentin do Prado, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES

Enfermeiro. Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), João Pessoa - PB, Brasil. Mestrado em Educação. 

Darlle Soares Sarmento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Farmacêutica. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Daniela Gomes de Brito Carneiro, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES

Nutricionista. Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), João Pessoa - PB, Brasil. Mestrado em Educação.

Luana Jesus de Almeida da Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Tutora EAD do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa - PB, Brasil. Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde 

Eymard Mourão Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical. 

Renan Soares Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluno de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Islany Costa Alencar, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES

Nutricionista. Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), João Pessoa - PB, Brasil. Mestrado em Educação.

Adriana Maria Macedo de Almeida, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba - SES

Nutricionista. Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), João Pessoa - PB, Brasil. Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde.

Luciana Maria Pereira Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluna de Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal - RN, Brasil. 

Bruno Oliveira Botelho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluno de Doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba – Brasil. 

Emannuel Fernandes Falcão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Técnico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Mestrado em Educação.

Referências

ALBUQUERQUE, E.M. Avaliação da técnica de amostragem “Respondent-Driven Sampling” na estimação de prevalências de Doenças Transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) − Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

ARAÚJO, I.M.M. et al. Extensão popular e comunidades: resistência à criminalização da pobreza. Rev APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 4, p. 528-531, out./dez. 2015.

ASSUMPÇÃO, R.P.S.; LEONARDI, F. Educação popular na universidade – uma construção a partir das contradições, reflexões e vivências a partir do pet educação popular da UNIFESP-Baixada Santista. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 437-462, abr./jun. 2016.

BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball Sampling: Problems and techniques of Chain Referral Sampling. Sociological Methods & Research, v. 2, p. 141-163, nov. 1981.

BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional de Articulação Social. Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012b. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012c.

BORGES, J.L. Movimentos Sociais e sustentabilidade: Os Desafios da “Extensão Rural Agroecológica” em assentamentos de Reforma Agrária. Revista Cesumar − Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 17, n. 1, p. 203-230, 2012.

CRUZ, P.J.S.C. Extensão Popular: a reinvenção da Universidade. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 40-61.

CRUZ, P.J.S.C. Extensão popular: a pedagogia da participação estudantil em seu movimento nacional. 2010. 339 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

CRUZ, P.J.S.C.; ARAÚJO, R.S. Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, v. 2, p. 12-27, jul./dez. 2017.

CRUZ, P.J.S.C.; VASCONCELOS, E.M. Caminhos da aprendizagem na extensão universitária: reflexões com base em experiência na Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec, 2017.

CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Vivências de extensão em educação popular no Brasil: volume 1: extensão e formação universitária: caminhos, desafios e aprendizagens. João Pessoa: Editora CCTA, 2018.

CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Extensão popular: caminhos em construção. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.

CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Educação popular e nutrição social: reflexões e vivências com base em uma experiência. João Pessoa: UFPB, 2014.

CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2013.

FALCÃO, E.F. As experiências do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC): a extensão como mobilizadora da inserção estudantil compromissada com os grupos populares, suas realidades e lutas. In: CRUZ, P.J.S.C. et al. (Org.). Vivências de extensão em educação popular no Brasil: volume 1: extensão e formação universitária: caminhos, desafios e aprendizagens. João Pessoa: Editora CCTA, 2018. p. 257-269.

FALCÃO, E.F. Extensão popular: caminhos para a emancipação. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014a.

FALCÃO, E.F. Vivência em comunidades: outra forma de ensino. 2. ed. João Pessoa: UFPB, 2014b.

FONSECA, L.G.D.; COSTA, R.C.F.G.; NARDI, D.N. Extensão Popular Feminista por uma Universidade Democrática e Emancipatória. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 143-171, 2015.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, A.L.; MORAIS, M.S.T. Um olhar sobre o aprendizado dos estudantes na Extensão Popular. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 133-139.

GURGEL, R.M. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.

JEZINE, E.M. A crise da universidade e o compromisso social da extensão universitária. João Pessoa: UFPB, 2006.

JEZINE, E.M. Universidade e saber popular: o sonho possível. João Pessoa: UFPB, 2002.

LACERDA, D.A.L.; RIBEIRO, K.S.Q. (Org.). Fisioterapia na comunidade: experiência na Atenção Básica. João Pessoa: UFPB, 2006.

LACERDA, D.A.L. et al. Educação Popular e Atenção à Saúde da Família: Reflexões a partir de uma experiência em Extensão Popular. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 11, p. 101-106, jan./jul. 2007.

LEITE, M.F. et al. Extensão Popular na formação profissional em saúde para o SUS: refletindo uma experiência. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1569-1578, 2014.

MELO NETO, J.F. Extensão popular. 2. ed. João Pessoa: UFPB, 2014.

MELO NETO, J.F. Extensão universitária é trabalho. João Pessoa: UFPB, 2004.

MELO NETO, J.F. Extensão universitária: uma análise crítica. João Pessoa: UFPB, 2001.

MELO NETO, J.F.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Extensão popular: educação e pesquisa. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.

MONFREDINI I. Tensões ao redor da formação de sujeitos na Universidade. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 7, n. 1 (18. ed.), p. 37-58, jan./mai. 2016.

MONFREDINI, I. Formação de sujeitos. Análise a partir da extensão universitária no Brasil. Revista del IICE, Buenos Aires, n. 36, p. 31-43, dic. 2014.

OLIVEIRA, M.F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.

PADILHA, W.W.N. (Org.). Relatos e vivências de educação popular: programa ação interdisciplinar para o desenvolvimento social e atenção à saúde na comunidade Maria de Nazaré. João Pessoa: Ideia, 2007.

PENROD, J. et al. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. J Transcult Nurs., v. 14, n. 2, p. 100-107, apr. 2003.

PRADO, E.V. et al. (Org.). Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.

RIBEIRO, K.S.Q.S. et al. Os primeiros passos de uma experiência de educação popular na UFPB. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011. p. 64-88.

RIBEIRO, K.S.Q.S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 79, p. 335-346, dez. 2009.

SANTOS, J.A.; DEUS, S. Um novo tempo da extensão universitária brasileira. Interfaces. Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 6-16, jan./jun. 2014.

Santos Júnior, A.L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Inter-Legere, Natal, n. 13, p. 299-332, jul./dez. 2013.

SAVIANI, D._Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.

SILVA, A.C.M.; BRÊTAS, A.C.P.; SANTANA, C.L.A. (Org.). Com-unidade: experiências extensionistas. São Paulo: Páginas & Letras, 2014.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.S.; COOK, S.W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

SOUSA, L.M.P. et al. (Org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). João Pessoa: Editora CCTA, 2017. 2 v.

VASCONCELOS, A.C.C.P.; PEREIRA, I.D.F.; CRUZ, P.J.S.C. Práticas educativas em nutrição na Atenção Básica em Saúde: reflexões a partir de uma experiência de extensão popular em João Pessoa-Paraíba. Rev APS, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 334-340, jul./set. 2008.

VASCONCELOS, E.M. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011a. p. 28-34.

VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2011.

VASCONCELOS, E.M.; FROTA, L.H.; SIMON, E. (Org.). Perplexidade na universidade: vivências nos cursos de saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-14