ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS 6ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Sandra do Rocio Ferreira Leal Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Siumara Aparecida de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://orcid.org/0000-0002-5431-3390

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0006

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, 6ºs anos do Ensino Fundamental, Formação inicial e continuada de professores.

Resumo

Este artigo resulta do projeto de extensão “Salas de Apoio à Aprendizagem de Português para os 6ºs anos do Ensino Fundamental: espaço complementar de alfabetização e letramento”, inserido no programa de extensão “Laboratório de Estudos do Texto”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e visa apresentar os problemas de alfabetização e letramento dos alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental do município de Ponta Grossa-PR. Este estudo, que une pesquisa, ensino e extensão, tem como objetivos: analisar os dados do instrumento para diagnóstico dos níveis de alfabetização e letramento, aplicado em nove turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em três escolas da rede estadual de ensino, em 2017, e revisar literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento A partir dos dados coletados, está sendo organizado um banco de dados online que ficará à disposição dos professores e professoras das escolas de educação básica e instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

Sandra do Rocio Ferreira Leal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora e Aluna de Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil.

Siumara Aparecida de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Estudos Lingüísticos

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Publicado

2018-12-14