ALFABETIZAÇÃO EM UMA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES EM PONTA GROSSA: LIMITES E POSSIBILIDADES A PARTIR DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DOS ASSOCIADOS

Autores

  • Camila Sopko Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Reidy Rolim de Moura Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0016

Palavras-chave:

Educação, Associação de Recicladores Rei do “PET”, Economia Solidária.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre a experiência de alfabetização que aconteceu na Associação dos Recicladores Rei do “Pet” (ARREP), através da intervenção do programa de extensão “Incubadora de Empreendimentos Solidários” (IESol), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que vem atuando junto ao grupo desde 2010. Os dados que serão apresentados resultaram de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Serviço Social. Para este artigo, fez-se o recorte da trajetória educacional dos associados e a importância da alfabetização em suas vidas. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os participantes do programa de alfabetização viabilizado pela IESol. Os resultados mostraram diversas dificuldades que os(as) trabalhadores(as) tiveram em completar seus estudos. Dentre tantas, as que podemos enfatizar foram as questões de gênero que continuam permeando como limitadoras especialmente às mulheres associadas. Também ficou claro que algumas mudanças, a partir da alfabetização, podem gerar transformações positivas, nas quais, muitas vezes, as pessoas envolvidas deixaram de acreditar, já que os processos de exclusão social as fizeram naturalizar essa situação.

Biografia do Autor

Camila Sopko, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de Mestrado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil.

Reidy Rolim de Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Sociologia Política.

Referências

ABRAMI, et al. A Economia Solidária como fortalecedora do enfrentamento as condições de vulnerabilidade social. In: CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMERICA LATINA, 3., 2012, Curitiba. Anais... Curitiba : CASLA – Casa Latino Americana, 2012. 23 p.

BOFFETE, José Eduardo Oliveira et al. Escrevendo sua própria história : um relato da experiência de trabalho com a Associação de Recicladores Rei do “PET”. In: CONVERSANDO SOBRE EXTENSÃO (CONEX), 11, 2014, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa : Editora, 2014. p. 7.

BRASIL, Ministério da Educação. Princípios, diretrizes, estratégias e ações de apoio ao programa Brasil alfabetizado: elementos para a formação de coordenadores de turmas e de alfabetizadores. [S.l : s.n.], 2011.

FERREIRA, Hyara et al. Inserção sócio-espacial e defesa ambiental, na perspectiva da economia solidária em Ponta Grossa-PR: O trabalho junto à COOPERPET. In: CONVERSANDO SOBRE EXTENSÃO (CONEX), 9., 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa : Editora, 2012. 6 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

NOGUEIRA, Oracy. Pesquisa Social: introdução as suas técnicas 4.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.

PIERRO, Maria Clara di.; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil, Caderno CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, Nov. 2011.

SINGER, Paul. Economia Solidária versus Economia Capitalista. Soc. Estado, v. 16, n.. 1/2, Brasília, v.16, n. 1/2, p.100-112, Jun. /dez. 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

VALLE, Mariana Cavaca Alves do. A leitura literária de mulheres na EJA, 2010, 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-31