PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRIANDO ELOS METODOLÓGICOS

Autores

  • Luana Patrícia Costa Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0002-7949-0975
  • Danielle Marcos Santana Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0003-1357-1366
  • Alexandre Eduardo de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0002-1422-9864
  • Severino Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0005

Palavras-chave:

Tempos formativos, Formação, Alternância.

Resumo

A universidade, por meio de práticas extensionistas, aproxima ações acadêmicas à sociedade, atuando como importante mecanismo de aprendizagem. O papel do extensionista, que educa e aprende com os grupos aos quais destina suas ações, não é o de persuasão. O educar-se na prática libertadora ancora-se nas releituras realizadas em uma prática educativa de trocas e na dialogicidade, de saberes plurais e diversos. Desta forma, anseia-se consolidar ações pedagógicas que superem tais contradições e busquem esse diálogo. O objetivo é compreender como se reelabora o processo formativo por meio da Pedagogia da Alternância nas experiências de extensão universitária. A metodologia participante nesta pesquisa possibilitou compreender ações metodológicas traçadas pela Pedagogia da Alternância, enquanto concepção pedagógica de formação. Neste sentido, dialoga-se com indícios de três propostas metodológicas em alternância que aconteceram na UFPB - Campus III, são elas: Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável, Curso Residência Agrária Jovem e Projeto As Cores do Solo.

Biografia do Autor

Luana Patrícia Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Danielle Marcos Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciatura em Ciências Agrárias. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Educação.

Alexandre Eduardo de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Engenharia Agrícola. 

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Ciências Sociais.

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Publicado

2018-08-31