AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gabriela Brum de Deus Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0017

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Modelo de RE-AIM, ProSaúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o alcance, a adoção e a eficácia do Projeto de Extensão Construindo um Futuro Saudável por meio da Promoção a Saúde (ProSaúde), da Universidade de Cruz Alta/RS. Participaram 12 professores de uma escola pública do município de Cruz Alta. Utilizou-se o modelo RE-AIM adaptado como instrumento. As informações foram interpretadas utilizando-se a análise de conteúdo. No ano de 2017, o ProSaúde alcançou 55% dos professores e a importância da temática saúde foi o principal motivo para a adesão ao projeto. Quanto à eficácia, foram apontadas: melhora nas estratégias de ensino, na relação aluno-professor, na adoção de hábitos saudáveis, no trabalho coletivo e na autonomia dos alunos. Conclui-se que a partir do projeto, professores e alunos aprenderam uns com os outros e os conhecimentos adquiridos foram levados para a casa dos alunos e professores, proporcionando uma mudança nos hábitos alimentares dos seus familiares.

Biografia do Autor

Gabriela Brum de Deus, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Aluna de Graduação da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta - RS, Brasil.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta - RS, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências.

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Publicado

2018-08-31