CRIATIVIDADE IMAGINADA OU IMAGINÁRIO CRIATIVO? A TEORIA DO IMAGINÁRIO E SUAS INTERSECÇÕES COM A CONCEPÇÃO DE UM ARTEFATO

Autores

  • Aline Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0007

Palavras-chave:

Teoria do Imaginário, Design, Projeto de Design, Criatividade.

Resumo

Apresentamos os resultados de um desdobramento do Projeto de Extensão “Produção de Figurinos e Objetos de Cena para Quadrilha Junina”, vinculado ao Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, que teve sua realização entre os anos de 2014 e 2016. Assim, este artigo faz alusão à parte dos resultados da ampliação das atividades inicialmente planejadas no Projeto. Intersecionamos a criação de outros artefatos – que não apenas aqueles ligados aos objetos de cena e indumentárias para as quadrilhas – com a Teoria do Imaginário, como fundamento do processo criativo dos extensionistas participantes. Eis que se trata dos resultados de um dos planos de trabalho individual desenvolvido a partir da expansão das atividades do Projeto de Extensão mencionado. A conexão com os sentidos, as lembranças, as experiências dos indivíduos, o imaginário do designer, sua aproximação simbólica com os usuários, foram vivenciados na prática de criação apresentada.

Biografia do Autor

Aline Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduação em Design. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE. Doutorado em Sciences Sociales.


 

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Publicado

2018-04-30