CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS ENTRE JUVENTUDE, UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Autores

  • Diógenes Pinheiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0019

Palavras-chave:

Juventude, Extensão universitária, Formação de professores, Educação básica.

Resumo

Este artigo é um relato da experiência do curso de extensão “Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Juventude”, realizado na modalidade semipresencial, voltado a professores da educação básica que atuavam no programa Pro Jovem Urbano em vários estados do país. O objetivo principal é refletir sobre um momento das políticas universitárias no qual as diretrizes da extensão universitária caminharam próximas às políticas públicas de inclusão da juventude, através de um maior diálogo com os próprios jovens. Destaca a contribuição do campo extensionista na formação de professores, principalmente por meio das metodologias de diálogo. Reflete sobre os desafios de se fazer extensão a distância, ao lado da importância de mediação pelos próprios jovens, estudantes e ativistas sociais, em um processo de formação educacional intergeracional. Aponta os impactos negativos que a descontinuidade das políticas de formação de professores gera em termos da efetividade dos processos de inclusão.

Biografia do Autor

Diógenes Pinheiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro - RJ, Doutorado em Ciências Sociais.



 

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Publicado

2018-04-30