FISSURA LÁBIO-PALATINA: ALIANDO A EXTENSÃO, O ENSINO E A PESQUISA

Autores

  • Carolina Nunes Laux Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Gustavo Jungblut Kniphoff Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Jordana da Silva Freitas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Pamela Pacheco Aguiar Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Karina Mazzotti Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Liliane Menzen Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Raiane de Moraes Pacheco Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Renata Pereira Prates Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Gabriela Pereira da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Jennifer Alvares Trindade Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Lisiane De Rosa Barbosa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Marcia Angelica Peter Maahs Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0018

Palavras-chave:

Fenda Labial, Fissura Palatina, Relações Comunidade-Instituição, Fonoaudiologia.

Resumo

Esse artigo trata da descrição do desenvolvimento de um projeto de extensão voltado ao atendimento de pacientes com fissura labiopalatina. Os atendimentos foram realizados de forma ambulatorial em um hospital universitário, entre 2013 e 2017, por quatro alunas voluntárias por ano e três mestrandos, que foram supervisionados por três professoras de um curso de graduação e pós-graduação da Universidade. Foram 47 pacientes acompanhados através de acolhimento, gerenciamento clínico e/ou por atendimentos individualizados em período semanal, quinzenal ou mensal, conforme a demanda e necessidade de cada um ou de sua família. As características dos pacientes eram da maioria do gênero masculino, da raça branca, com fissura transforame incisivo unilateral. Esse projeto agregou à qualificação do ensino, com aumento de horas/aulas sobre o assunto e produções científicas. Ao finalizar o programa, tem-se a sua efetividade, haja vista a ampliação de recursos humanos, seguindo a atribuição interdisciplinar, aprimoramento do alunado e a melhoria da qualidade dos atendimentos junto aos pacientes.

Biografia do Autor

Carolina Nunes Laux, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluna de Especialização do Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo - RS, Brasil.

Gustavo Jungblut Kniphoff, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Jordana da Silva Freitas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Fonodióloga. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Pamela Pacheco Aguiar, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Karina Mazzotti, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Fonodióloga. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Liliane Menzen, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Fonodióloga. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Raiane de Moraes Pacheco, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Renata Pereira Prates, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Gabriela Pereira da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Fonodióloga. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Jennifer Alvares Trindade, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil.

Lisiane De Rosa Barbosa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil. Doutorado em Ciências Pneumológicas.

Marcia Angelica Peter Maahs, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre - RS, Brasil. Doutorado em Gerontologia Biomédica.

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Publicado

2018-04-30