ANSIEDADE DURANTE AVALIAÇÕES ESCOLARES: RELATOS E REFLEXÕES DE AÇÃO EXTENSIONISTA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Autores

  • Marcela dos Santos Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Júlio Cezar Santos da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Úrsula Persia Paulo dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Cristiane Rosa Magalhães Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Fernanda Zerbinato Bispo Velasco Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Raphael Dias de Mello Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Auanna Marques Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Eduarda Nunes Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Letícia da Silva Lucena Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Gabriela Cristina de Souza Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0012

Palavras-chave:

Ansiedade, Avaliação da aprendizagem, Alunos do ensino médio técnico.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi descrever a experiência de uma ação extensionista, executada por meio de rodas de conversa, que tinha como proposta sensibilizar alunos do ensino médio técnico quanto à necessidade de reconhecer manifestações de ansiedade e a procura de ajuda, assim como disseminar orientações que auxiliam na redução da ansiedade no contexto escolar. Essa atividade teve como referência o projeto de extensão “Prevenção de Riscos e Agravos à Saúde da População: contribuições para a Prática Assistencial no Nível Técnico em Enfermagem”. O trabalho contou com facilitadores compostos por alunos do terceiro ano médio técnico em Enfermagem, sob supervisão docente. As rodas de conversa permitiram a observação do ponto de vista dos alunos sobre a ansiedade, em especial os fatores desencadeantes de reações ansiosas, assim como foram momentos de discutir orientações sobre o manejo das reações ansiosas.

Biografia do Autor

Marcela dos Santos Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Nova Iguaçu - RJ, Brasil. Mestrado profissional em Educação Profissional em Saúde.

Júlio Cezar Santos da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil. 

Úrsula Persia Paulo dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professora do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil.

Cristiane Rosa Magalhães, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Nova Iguaçu - RJ, Brasil. Doutorado em Programa de Neuroimunologia.

Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Nova Iguaçu - RJ, Brasil.

Raphael Dias de Mello Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Nova Iguaçu - RJ, Brasil. Doutorado em Enfermagem.

Auanna Marques Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil. 

Eduarda Nunes Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil. 

Letícia da Silva Lucena, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil. 

Gabriela Cristina de Souza Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Federal Celso Suckow da Fonseca (CEFET), RJ – Brasil. 

Referências

AMERICAN PSICHIATRIC ASSOCIATION (APA)._Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno - DSM-5._Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, Laurence._Análise de conteúdo._São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.

BRITO, Isabel. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 208-14, mar. 2011. Disponível em: <http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842>. Acesso em: 25 fev. 2018.

CARMO, João dos Santos; SIMIONATO, Aline Morales. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, [S.l.], v. 17, n. 2, p.317-327, jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722012000200015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? =sci_arttext&pid=S1413-73722012000200015&lng=en&nrm=iso>>. Acesso em: 25 fev. 2018.

GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira._Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio._259 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, PUC - Campinas, Campinas, 2016.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de Conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, [s.l.], v. 4, n. 2, p.31-39, 16 maio 2014. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/22222/pdf_5>. Acesso em: 25 fev. 2018.

MENDES, Alessandra Campanini; CARMO, João dos Santos. Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicol. educ.,_São Paulo, n. 33,_p. 119-133,_dez._2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752011000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:_25_fev._2018.

OECD._PISA 2015 Results (Volume III):_STUDENTS’ WELL-BEING. Paris: OECD Publishing, 2017. Disponível em: <://www.oecd.org/education/pisa-2015-results-volume-iii-9789264273856-en.htm >. Acesso em: 25 fev. 2018.

PINTO, Ênio Brito. Ansiedade na adolescência._Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies,_Goiânia, v. XII, n. 2, p.59-66, 2006. Disponível em: < http://docplayer.com.br/23997989-Revista-da-abordagem-gestaltica-phenomenological-studies-issn.html>. Acesso em: 25 fev. 2018.

SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano._Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, p.1299-1311, dez. 2014.://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0264. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000601299&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 fev. 2018.

SILVA, Cleimar Rosa da._Ansiedade no meio escolar._2011. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Brasília, 2011.

WEISS, Maria Lúcia Lemme. A avaliação e a instituição escolar. In: BOSSA, Nadia Aparecida; OLIVEIRA, Vera Barros de (Orgs.). Avaliação psicopedagógica de criança de 7 a 11 anos. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 166-173.

Downloads

Publicado

2018-04-30