OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOÇÃO E A PRÁTICA DE REGRAS ESSENCIAIS À AUTONOMIA DOS SUJEITOS EM ESCOLAS RURAIS DE PIRPIRITUBA – PB

Autores

  • Nilvania dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marta Marques da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Joana D`arc de Fontes Azevedo Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ruth Tomaz da Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0003

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Moral, Rural.

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre as ações do projeto de extensão “Os jogos como instrumentos educativos auxiliares à formação moral dos discentes de escolas no/do campo”, aprovado – em 2017 – no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo foi aplicar jogos como recursos didáticos favoráveis à adoção e à prática de regras, principalmente as que promovam o respeito mútuo e a autonomia. Docentes e discentes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), do Campus III da UFPB, utilizaram como fundamentação teórica Piaget (1973; 1964; 1994; 1994). Optou-se pela construção e aplicação dos jogos como boliche, formação de palavras, em turmas multisseriadas de quatro escolas rurais situadas em Pirpirituba – PB. Os resultados possibilitaram aos envolvidos trabalhar a obediência às regras, tanto com base no respeito unilateral como no mútuo, superando o desafio, contínuo, de intervir rumo à autonomia moral.

Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPA), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Educação.

 

 

Marta Marques da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Graduação da Univesidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Joana D`arc de Fontes Azevedo Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Graduação da Univesidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Ruth Tomaz da Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Graduação da Univesidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Referências

ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia. São Paulo, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 mar. 2018.

ANTUNES, C. A. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Editora Vozes, 2003.

BARBOSA, M. S. et al. Formação moral de sujeitos do campo: buscando compreender algumas das entrelinhas deste processo. In: SILVA, N. dos S. et al. Educação do campo e interconexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016, p. 221-237.

BARBOSA, M. S.; LOPES, C. E. da S.; SILVA, N. S. A postura dos integrantes do NEMDR nos momentos de aplicação das pesquisas enquanto oportunidade de formação. In: Seminário Internacional do NEMDR e Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, 2, 2017, Bananeiras. Anais eletrônicos... Bananeiras: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.galoa.com.br/nemdr/trabalhos/a-postura-dos-integrantes-do-nemdr-nos-momentos-de-aplicacao-das-pesquisas-enquanto-oportunidade-de?lang=pt-br>. Acesso em: 10 jan. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LA TAILLE, Y. de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARTINS, L. C. BRANCO, A. U. Desenvolvimento Moral: Considerações Teóricas a Partir de uma Abordagem Sociocultural Construtivista. Teoria e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 169-176, mai./ago., 2001.

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes de. A Importância dos Jogos. Recife: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, 1997.

MACEDO, l; PETTY, A, L, S; PASSOS, N, C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução da 3ª ed. Rio de Janeiro. LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1964.

_____ . Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

______. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, 1994.

______. Os procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, L. de M. (org.). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996, p. 01-36.

UFPB, Conselho Universitário (CONSUNI). Resolução 49/2011. Criação do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural e aprovação de seu Regimento. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf;jsessionid=D8967348D24EECF12E59CDD1FA524D3A.sistemas-b>. Acesso em: 13 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-30