AVALIANDO O PROGRAMA MUTIRÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL EM BUSCA DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0014

Palavras-chave:

Arquiteturas Pedagógicas, Aprendizagem, Comunicação, Participação.

Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao programa de extensão “Mutirão pela Inclusão Digital”, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e tem como objetivo compreender as potencialidades e as limitações da metodologia utilizada nas Oficinas de Informática e Cidadania nele oferecidas sob o prisma teórico das Arquiteturas Pedagógicas, propostas por Carvalho, Nevado e Menezes (2007). O método utilizado para a condução da referida avaliação caracteriza a pesquisa como qualitativa de cunho exploratório, e a coleta de dados primários foi feita por meio de uma triangulação de instrumentos. Os sujeitos da pesquisa figuraram como 31 alunos da educação infantil, dois professores e quatro monitores das referidas Oficinas. Os principais resultados permitem concluir que a metodologia em foco está em convergência com o conceito das Arquiteturas Pedagógicas, sendo uma alternativa potente de transformação social por meio de atividades de extensão da Universidade na comunidade.

Biografia do Autor

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Informática na Educação. 

 

 

Amilton Martins, Faculdade Meridional - IMED

Professor da Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Educação.

 

 

Referências

BODGAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CARVALHO, Marie J. S.; NEVADO, Rosane; MENEZES, Crediné S. Aprendizagem em rede na educação à distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre-RS: Lens, 2007.

FOLHA DE SÃO PAULO. Educação: Só 1 em 10 alunos está satisfeito, e maioria pede tecnologia nas aulas. 22 set. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/5qTyfN>. Acesso em: 30 set. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

MICHELS, Ana Beatriz; ARAGÓN, Rosane. Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender: do fazer ao compreender no contexto da educação a distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v.19, n.2, p. 263-281, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14738

PIAGET, Jean. O raciocínio da criança. Rio de Janeiro: Record, 1980.

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2018-04-30