DISCUTINDO A CULTURA DE PAZ COMO CAMINHO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Caroline Fernanda Santos da Silva Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0014

Palavras-chave:

cultura de paz, igualdade racial, escolas.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato da experiência desenvolvida pelo projeto de extensão universitária “Na Paz: Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial e de Gênero nas Escolas”, do Curso de Serviço Social da ULBRA. Realizamos uma contextualização do racismo no Brasil, trazendo apontamentos sobre os impactos da escravização para o desenvolvimento sócio-histórico do país e para a consolidação da cidadania plena deste segmento. Em seguida, apresentamos uma reflexão sobre a cultura de paz e o papel da escola na promoção da igualdade racial. O trabalho com alunos do Ensino Médio aposta na desconstrução de alguns mitos sobre racismo, democracia racial e discriminação racial. Esta atividade tem apresentado resultados positivos, especialmente no que se refere ao envolvimento dos jovens na discussão dos temas propostos. Esses resultados apontam para o potencial que a escola possui na transformação das relações raciais no Brasil.

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Santos da Silva, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), RS - Brasil. Mestrado em Serviço Social.

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Publicado

2017-12-21