CIRCO EM CONTEXTOS – DIÁLOGOS ENTRE A CULTURA E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Mayara Trevizan Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Paula Izabella Chagas Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Gláucia Andreza Kronbauer Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0017

Palavras-chave:

Circo, extensão universitária, formação docente, cultura.

Resumo

Este artigo tem por objetivos traçar a história e discutir as experiências do projeto de extensão “Circo em Contextos”, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO, campus Irati, Paraná, desde as suas primeiras atividades, em 2010, até a data de hoje. O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental e entrevistas com integrantes e ex-integrantes do projeto. Conta ainda com traços de autobiografia, uma vez que suas autoras são também participantes desse projeto extensionista. O referido projeto alcançou proporções maiores do que sua proposta, pois se tornou um dos poucos espaços para a experimentação de técnicas circenses e de conhecimento do Circo como uma importante manifestação cultural da história da humanidade.

Biografia do Autor

Mayara Trevizan, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR - Brasil.

Paula Izabella Chagas, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR - Brasil.

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO), PR - Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

BETTI, M. Cultura Corporal e Cultura Esportiva. Revista Paulista de Educação Física. N. 7, v. 2, p. 44-51, 1993.

BORTOLETO, M. A. C.; MACHADO, G. A. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, Santo André, v. 2, n. 12, p. 36-69, 2003.

BORTOLETO, M.A.C (org.). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol. 1). Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.

BORTOLETO, M.A.C (org.). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol. 2). Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.

BORTOLETO, M.A.C.; PINHEIRO, P.H.G.G.; PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

BRASIL. Lei Federal 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

CircoNews. Circo Americano ou Circo de Lona. Disponível em http://circonews.blogspot.com.br. Acesso em 18. Jul. 2014

DOUTORES DA ALEGRIA. Doutores da Alegria – O Filme. Direção e Roteiro de Mama Mourão. São Paulo: Mamo Filmes e Grifa Mixer, 2005. Disponível em: http://www.doutoresdaalegriaofilme.com.br/.

DUPRAT, R. M. Atividades circenses: Possibilidades e perspectivas para a Educação Física escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

FONSECA, M. A. B. Serafim Ponte Grande....: o mundo enquanto circo. 1978. Dissertação (Mestrado em Letras). Departamento de Letras, Universidade de São Paulo, SP, 1978.

JENNINGS, G. O Circo – as aventuras de um circo viajando pela Europa do século XIX. Rio de Janeiro: Editora Record, 1987.

KRONBAUER, G. A.; NASCIMENTO, M. I. M. O circo e suas miragens: a Escola Nacional do Circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 52, p. 238-249, 2013.

KRONBAUER, G. A. O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil e a continuidade dos modos de vida dentro e fora da lona. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grosso, PR, 2016.

KRONBAUER, GA; SCORSIN, DM; TREVIZAN, M. Significados do Circo e das Atividades Circense para os Idosos da UATI. Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 167-183, 2013.

LUKÁCS, G. Para uma Ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MASETTI, M. Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar. São Paulo: Palas Athenas, 2003.

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO – O CIRCO. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2010.

MARX, K., ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2011.

O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2012.

O CIRCO EM CONTEXTOS. Relatório Anual de Atividades. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Guarapuava e Irati: UNICENTRO, 2013.

PARANÁ SECRETARIA, Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física. Curitiba: SEED-PR, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SEDOR, F.; Atividade Circense na Educação Física Escolar. 2013. 37 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2013.

SIMON, J. M. Atividades Circenses: possibilidades de significação e representação do movimento nas aulas de Educação Física. (Caderno Pedagógico). In: Secretaria do Estado da Educação, PR. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE – Produções Didático-Pedagógicas. Volume II, 2013.

SIMON, J. M.; KRONBAUER, G. A. Atividades Circenses: possibilidades de significação e representação do movimento nas aulas de Educação Física. (Caderno Pedagógico). In: Secretaria do Estado da Educação, PR. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE – Artigos. Volume I, 2013.

SILVA, A. M. Corpo e diversidade cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.23, n.1, p. 87-98, set. 2001.

SILVA, E. O Circo: sua arte e seus saberes. 1996. Dissertação (Mestrado em História). Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1996.

________. As múltiplas linguagens da teatralidade circense: Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil do final do século XIX e início do século XX. 2003. Tese de Doutora. Doutorado em História – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2003.

SILVA, E.; ABREU, L.A. Respeitável Público... O circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SOARES, C. L. Imagens da Educação no Corpo. Campinas: Autores Associados, 2002.

STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-83, 2001.

TITOV, G. (org.). El Circo Sovietico. Moscou: Editora Progreso, 1975.

UNICENTRO. Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física (2010). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências da Saúde, Unidade Universitária de Irati.

UNICENTRO. Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física (2013). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências da Saúde, Unidade Universitária de Irati.

UNICENTRO. Resolução Nº 7-CEPE-CAD/UNICENTRO, de 21 de dezembro de 2012. Aprova o Regulamento de Extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração, UNICENTRO, Guarapuava, 21 de dezembro de 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-21