UBUDEHE: JUVENTUDES, DIÁSPORAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS EM MOVIMENTO

Autores

  • Jacqueline Cunha da Serra Freire Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Elisangela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Sinara Mota Neves de Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB http://orcid.org/0000-0002-8183-1636

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0004

Palavras-chave:

Ubudehe, JUBRA, interculturalidade, diásporas, UNILAB.

Resumo

Os projetos de extensão Rede JUBRA e UBUDEHE, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura (PIBEAC) / Pró-Reitoria de Extensão Arte e Cultura (PROEX) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) inserem-se na estratégia interinstitucional de pautar a questão das juventudes brasileira e na diáspora no Brasil, com ênfase na região do Maciço de Baturité/Ceará. O presente artigo objetiva relatar experiências dos projetos e analisar a contribuição da extensão universitária nos processos formativos de jovens. As pesquisas bibliográfica e documental constituem-se aportes metodológicos. Os projetos têm oportunizado diálogos interculturais, principalmente com juventudes indígenas e jovens internacionais na diáspora e jovens brasileiros do Maciço do Baturité ou em mobilidade na região. Conclusivamente, registra-se que a constituição de rede envolvendo múltiplos sujeitos, instituições e organizações sociais potencializa debates qualificados, circulação de ideias e produção de conhecimentos com pertinência social.

Biografia do Autor

Jacqueline Cunha da Serra Freire, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), CE - Brasil. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), CE - Brasil. Doutorado em Educação Brasileira.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), CE - Brasil. Doutorado em Educação.

Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Educação.

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), CE - Brasil. Doutorado em Educação Brasileira.

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Publicado

2017-12-21