ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

  • Jaqueline Luzia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0009

Palavras-chave:

alfabetização de jovens e adultos, formação de educadores, práticas pedagógicas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar um curso de extensão para professores, no âmbito do Projeto de Extensão “Desafios e Possibilidades Atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que tem por objetivo investir na formação continuada de educadores. A metodologia se constitui em encontros com os professores envolvidos, a partir de temas e reflexões concernentes com os desafios emergentes da prática pedagógica, no sentido de contribuir para pensar sobre a escola oferecida a estes sujeitos. O referencial teórico baseia-se em estudos de autores como Freire (1998; 2002), Arroyo (2006), Soares (2008), entre outros. Os resultados finais apontam que a formação continuada de alfabetizadores vai ao encontro de uma necessidade atual, pois possibilita o repensar de práticas pedagógicas, a partir do diálogo com a realidade, das especificidades dos sujeitos atendidos e de suas necessidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ - Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/Secad-Mec/Unesco, 2006.

DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, out. 2005.

______; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.

FÁVERO, Osmar; RUMMERT, Sonia Maria; DE VARGAS, Sonia Maria. Formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, dez. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2.ed. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 14, p. 108-130, mai./ago. 2000a.

______. ______. Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, p. 29-40, mar., 2000b.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 09 mai. 2016.

SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001.

______. Avanços e desafios na formação do educador de jovens e adultos. In: MACHADO, Maria Margarida (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, 2004.

VÓVIO, Cláudia Lemos. Alfabetização de pessoas jovens e adultos: outras miradas, novos focos de atenção. In: SAMPAIO, Marisa Narciso; ALMEIDA, Rosilene Souza (Orgs.). Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ZANETTI, Maria Aparecida. Reflexões sobre a formação de educadores de jovens e adultos em redes de ensino públicas. In: MACHADO, Maria Margarida. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, Unesco, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-21