ALEITAMENTO MATERNO: ABORDAGEM DO ENFERMEIRO PARA INCENTIVO A ESTA PRÁTICA

Autores

  • Juliana Ferreira Leal Hospital Pequeno Príncipe
  • Suellen Vienscoski Skupien Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Paula Xavier Ravelli Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v23i1.9672

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Enfermagem, Período Pós-parto, Educação em Saúde.

Resumo

Sabendo-se que o aleitamento materno é um dos pilares fundamentais para a promoção e proteção da saúde de crianças em todo o mundo e que o enfermeiro é o profissional capaz de identificar e oportunizar momentos educativos que facilitem a amamentação, o diagnóstico e tratamento adequados, o presente estudo (transversal, descritivo, com abordagem quantitativa) objetivou analisar os problemas mamários associados à amamentação que acometem as puérperas participantes do projeto Consulta de Enfermagem no Pré-Natal e Pós-Parto. A pesquisa realizou-se em uma maternidade escola de baixo risco, na região dos Campos Gerais, Paraná. Participaram do estudo 124 puérperas que estavam no segundo dia do pós-parto, ou seja, período puerpério mediato. Dessas participantes, 52,50% eram multigestas; 87,09% realizaram aleitamento materno na gestação anterior; 72,58% não haviam realizado o preparado das mamas para amamentação; 68,54% amamentaram por um período menor que seis meses na gestação anterior e 51,61% relataram que o profissional enfermeiro as orientou durante o pré-natal sobre o aleitamento materno. Com relação ao exame físico das mamas e aos agravos encontrados, 4,83% tinham ingurgitamento; 11,29%, presença de inflamação e 26%, fissura na mama direita. Na mama esquerda, 5,64% tinham ingurgitamento; 96,7%, presença de inflamação e 22,58%, fissura. Verificou-se, portanto, que se faz necessário orientar, intervir, promover e estimular o aleitamento materno por meio da educação em saúde, pois o aconselhamento profissional vem para reforçar a autoestima e confiança da mulher na capacidade de amamentar.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira Leal, Hospital Pequeno Príncipe

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Enfermeira Residente do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente pelo Hospital Pequeno Príncipe.

Suellen Vienscoski Skupien, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Mestre em Tecnologia em Saúde. Departamento de Enfermagem e Saúde Pública. Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ana Paula Xavier Ravelli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem e Saúde Pública. Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2018-12-07