AVALIAÇÃO BROMATOLÓGICA DE BARRAS DE CEREAIS E ANÁLISE DA CONFORMIDADE DA ROTULAGEM

Autores

  • Valdirene Francisca Neves Santos Universidade Paulista- UNIP
  • Michelle Belhot Universidade Paulista - UNIP
  • Amanda Borges Amaral Universidade Federal de Uberlândia- UFU
  • Grazieli Benedetti Pascoal Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Fabiane Rosa Rezende Marui Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v23i1.9497

Palavras-chave:

Rotulagem de alimentos, Informação nutricional, grãos comestíveis

Resumo

Este artigo avalia as propriedades químicas de barras de cereais com o objetivo de verificar a magnitude das diferenças encontradas entre os valores de macronutrientes da composição centesimal e os valores dos rótulos frente à legislação brasileira. Foram avaliadas dez diferentes marcas e tipos de barras de cereais. Todas as análises laboratoriais foram realizadas em duplicata, totalizando 80 experimentos. Analisou se a concordância das informações dos valores de macronutrientes observados nos rótulos com as obtidas por meio das análises químicas, bem como a adequação aos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Observou-se concordância de 90% das amostras quanto aos teores de proteína e de 60% quanto aos teores de carboidratos, quando comparados à variação permitida pela legislação. No entanto, em 80% das barras os teores de lipídeos descritos nos rótulos não foram condizentes com os encontrados laboratorialmente; desse total, 20% apresentaram valores acima dos aceitáveis pela legislação e 60%, valores abaixo dos descritos nos rótulos – sugerindo a utilização de outras tabelas diferentes da tabela brasileira de alimentos. Em 100% dos rótulos, observou-se a descrição “não contém gorduras trans”, porém foi encontrada gordura vegetal hidrogenada na lista dos ingredientes de 40% das amostras. Em 70% das amostras foi utilizado óleo de palma como fonte de lipídeos. A utilização de vocábulos que induzem o consumidor a erros no consumo foi observada em 50% das amostras. Devido os expressivos desacordos observados na composição das barras de cereais, os autores sugerem a substituição do consumo de barras de cereais, em horários de lanches rápidos, por alimentos mais saudáveis, como frutas frescas, frutos secos e salada de frutas.

 

 

Biografia do Autor

Valdirene Francisca Neves Santos, Universidade Paulista- UNIP

Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Professora Titular do curso de Nutrição da Universidade Paulista- UNIP

Michelle Belhot, Universidade Paulista - UNIP

Nutricionista graduada pela Universidade Paulista - UNIP

Amanda Borges Amaral, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Graduanda do curso de nutrição da Universidade Federal de Uberlandia - UFU

Faculdade de Medicina

Departamento de Nutrição

Grazieli Benedetti Pascoal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paula e Professora Adjunto do curso de Nutrição-  Universidade Federal de Uberlândia

Fabiane Rosa Rezende Marui, Universidade Paulista - UNIP

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP)  e Professora Adjunto do curso de enfermagem da Universidade Paulista (UNIP)

Downloads

Publicado

2018-12-07