PROJETO CUIDAR MELHOR: ELABORAÇÃO DO MANUAL DO CUIDADOR DE PACIENTES DEPENDENTES, DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i1.9318

Palavras-chave:

cuidadores, idosos, assistência domiciliar, incapacidade funcional, qualidade de vida.

Resumo

 Envelhecimento Demográfico desafia o sistema de saúde brasileiro. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, até o ano de 2013, o estado apresentava mais de 1,4 milhão de idosos. Adicionalmente, a cada dia surgem novos casos de doenças degenerativas, cardiorrespiratórias e neurológicas (como Alzheimer e Parkinson). Tais comorbidades podem levar ao comprometimento funcional do indivíduo, resultando na necessidade de um cuidador. O projeto tem o objetivo de estruturar um manual para capacitar o cuidador do indivíduo com comprometimento funcional, resolvendo, assim, os problemas referentes aos cuidados diários detectados pela Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), população e demais atores no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi elaborado por profissionais do NASF e da ESF, ambos do Município de Ponta Grossa. As etapas de construção do manual envolveram o levantamento dos temas a serem abordados, com base na experiência dos profissionais envolvidos no projeto, nas necessidades apontadas pelos profissionais do NASF e da ESF, além de extensa revisão bibliográfica. O manual construído retrata a sequência de cuidados a serem praticados no dia a dia no domicílio, e encontra-se disponível para consulta no site do município de Ponta Grossa. (www.pontagrossa.pr.gov.br/files/sms/ manual_do_cuidador_-_versao_final.pdf)

Biografia do Autor

Louise Machuca, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Fisioterapeuta formada no Centro Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Pós graduanda em Saúde da Família pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Formação em Gestão Pública da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Andressa Costa da Cunha, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2014). Atualmente trabalha no cargo médica de família na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (2015-atual). Realizou estágio em Anestesiologia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, estágio de instrumentadora no Hospital Erasto Gaertner, estágio em Medicina de Família e Comunidade (PUC-PR), extensão universitária no departamento de Saúde Comunitária da UFPR, monitoria na disciplina;Organização de Sistemas e Serviços de Saúde;participou como membra efetiva da Liga Acadêmica de Fisiopatologia (Lafip) da UFPR. Realizou estágio na Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (fev/março 2014). Também participou como bolsista da Capes no Programa Ciências sem Fronteiras no Rensselaer Polytechnic Institute. Ex-aluna do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, nos anos de 2003 a 2005. Desenvolveu atividades de pesquisa em biotecnologia e em bionegócios e monitoria de Anatomia para o curso de Terapia Ocupacional da UFPR.

 

Barbara Mafra Neves Arantes, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Fonoaudióloga formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Município de Ponta Grossa. Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Professora do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Santana, nas disciplinas de "Saúde e Sociedade", "Saúde Pública" e "Aparelho Estomatognático".

Fernanda Cristina de Mattos, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Possui graduação em Nutrição pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (2011). Pós graduanda em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Experiência em Unidades de Alimentação e Nutrição e Nutrição Clínica, com ênfase no tratamento de sobrepeso e obesidade. Atualmente é nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família no município de Ponta Grossa - PR e participa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa. 

João Fernando Ferrari, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Farmacêutico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Município de Ponta Grossa. Especialista em Farmácia de Dispensação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-03-23