Potencial Diabetogênico da Streptozotocina Em Ratos: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Jefferson Matsuiti Okamoto UEPG
  • Matheo Augusto Morandi Stumpf UEPG
  • Aryadyne Bueno Rocha Szesz UEPG
  • Vivian Missima Jecohti UEPG
  • Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky UEPG
  • Gianna Carla Alberti Schrut UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i2.9192

Palavras-chave:

Streptozotocina. Diabetes Mellitus. Ratos

Resumo

Devido ao aumento da prevalência do Diabetes Mellitus em diversos países, faz-se necessária a realização de estudos experimentais para o melhor entendimento da sua fisiopatologia. O método químico com utilização prevalente de estreptozotocina para indução de diabetes mellitus em ratos é um dos mais rápidos e de menor custo, sendo esta técnica o foco do presente trabalho. Através de uma minuciosa revisão de literatura, busca-se as descrições atuais do potencial diabetogênico da streptozotocina em ratos. A busca de referências foi realizada nos portais de periódicos MEDLINE e Scielo entre os meses de junho e agosto de 2016. Utilizou-se as seguintes palavras como descritores, em inglês/português: “streptozotocin; diabetes mellitus; rats”. A streptozotocina tem sido utilizada em estudos experimentais para induzir o diabetes em modelos animais, porém percebe-se a necessidade de uma padronização em seu uso para que se obtenham resultados mais efetivos durante as pesquisas. Como o resultado final da ação da streptozotocina depende do modelo animal utilizado e também do modo de preparo, via de administração e dose, devemos recordar que todos esses fatores devem ser levados em consideração quando a pesquisa for iniciada, evidenciando a crucial importância de um melhor entendimento de todos os aspectos do mecanismo de ação da streptozotocina na indução do diabetes. O desenvolvimento de mais estudos com o uso de streptozotocina deve ser encorajado, utilizando-se maior amostragem e estirpes mais sensíveis, para que se possa chegar mais próximo de desvendar a completa fisiopatologia do diabetes.

Biografia do Autor

Jefferson Matsuiti Okamoto, UEPG

Acadêmico do curso de medicina

Matheo Augusto Morandi Stumpf, UEPG

Acadêmico do curso de medicina

Aryadyne Bueno Rocha Szesz, UEPG

Acadêmica do curso de medicina

Vivian Missima Jecohti, UEPG

Acadêmica do curso de medicina

Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky, UEPG

Doutora em Medicina Interna; Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa(PR), Brasil.

Gianna Carla Alberti Schrut, UEPG

Mestre em Endocrinologia e Metabologia; Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa(PR), Brasil

Downloads

Publicado

2017-09-28