PLANEJAMENTO FAMILIAR E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS FRENTE À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Angélica Gualdezi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Paula Xavier Ravelli Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Suellen Vienscoski Skupien Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lara Simone Messias Floriano Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i2.8875

Palavras-chave:

Enfermagem. Adolescente. Planejamento Familiar.

Resumo

Este artigo trata de pesquisa qualiquantitativa descritiva que objetiva revelar o conhecimento de puérperas adolescentes participantes do projeto Consulta de Enfermagem no Pré-Natal e Pós-Parto sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos. As participantes foram 10 (dez) adolescentes vivenciando o Pós Parto. Foi aplicado questionário estruturado e a análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin. Os resultados caracterizaram as adolescentes com idade média de 16,9 anos, a maioria solteiras, que abandonaram os estudos e não trabalhavam. A primeira relação sexual deu-se com média de idade em 14,7 anos, e, quanto ao perfil obstétrico, destacamse as primíparas e parto normal, pré natal com mais de 6 consultas. O planejamento da gestação foi realizado por 50% das adolescentes, porém não souberam definir o que é planejamento familiar - as que souberam não envolveram sexualidade segura. O conhecimento dos métodos contraceptivos chegou a todas as adolescentes, destacandose o anticoncepcional oral e o preservativo masculino. Cabe aos profissionais da saúde, portanto, acolher os adolescentes na atenção primária visando seduzi-los para inserção aos programas de planejamento familiar para sexualidade saudável, minimizando riscos ao surgimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez não planejada.

 

Biografia do Autor

Angélica Gualdezi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ana Paula Xavier Ravelli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Adjunta ao Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Suellen Vienscoski Skupien, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Tecnologia em SaúdePontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora Assistente do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Lara Simone Messias Floriano, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Adjunta ao Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-09-28