UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Claudia Inês Aparecida Da Lozzo

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v20i2.8322

Resumo

Uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia quantitativa, foi aplicada em 441 alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, a Escola Estadual “Prof.ª Mercedes Paz Bueno”, do município de Bauru, SP, com a finalidade de verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o funcionamento do sistema de saúde municipal, o conceito de saúde, e seus direitos em saúde. Após a aplicação de um programa educativo, 75,50% dos alunos manifestaram que entenderam que devem recorrer ao Pronto-Socorro em casos de urgência e emergência para não sobrecarregar hospitais e Unidades Básicas de Saúde; 64,40% informaram que utilizam os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde; 62,82% demonstraram que ainda possuem visão curativa, pois utilizam o SUS para algum tratamento ou diagnóstico; 58,95% manifestaram que entendem a saúde como um conceito de maior dimensão, ultrapassando o aspecto biológico, e 33,56% revelaram possuir conhecimento ótimo sobre os programas de saúde oferecidos pelo município. Analisando os resultados obtidos pode-se concluir que o programa contribuiu para a compreensão significativa e construção do conhecimento, o que confirma o importante papel do professor na realização de projetos que articulem a teoria científica e a vivência dos participantes. Saúde é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua no decorrer do ano letivo, visando contribuir para a formação crítica, consciente e participativa do jovem, como previsto nos princípios do SUS e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

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Publicado

2015-12-22