ENTEROPARASITOSES E SITUAÇÃO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR.

Autores

  • Sandineli Bini Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.
  • Luciana Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.
  • Mackelly Simionatto Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.
  • Júlio César Miné Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v21i1.7134

Palavras-chave:

Enteroparasitos. Situação Nutricional. Gestantes. Análises laboratoriais.

Resumo

A gestação provoca mudanças orgânicas e psicológicas próprias do processo fisiológico que caracteriza este período. Doenças parasitárias e anemia, quando ocorrem no curso da gestação, devido às características metabólicas, endocrinológicas e imunológicas próprias, podem determinar preocupações e por isso o exame coproparasitológico deve ser recomendado. O objetivo do presente trabalho foi determinar a frequência de enteroparasitos e a situação nutricional em gestantes de Ponta Grossa – PR, por meio de análises antropométricas e laboratoriais. Tais dados foram relacionados com respostas obtidas dos questionários estruturados a respeito de características sócio-econômicoculturais e sanitárias das gestantes. Foram convidadas 101 gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde, das quais 21 participaram com amostras clínicas. Das 21 gestantes, 23,80% estavam parasitadas, a maioria encontrava-se em peso normal na gestação (42,86%) e 33,33% estavam com anemia sem que estivessem parasitadas concomitantemente. Pode-se observar que a relação entre situação nutricional e enteroparasitoses em gestantes não é um problema no município, mas os resultados dos índices antropométricos, hemograma e dos exames coproparasitológicos, analisados isoladamente, mostram necessidade de vigilância. 

Biografia do Autor

Sandineli Bini, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Acadêmica do curso de Farmácia (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Endereço: Av. Bonifácio Vilela, 748, ap. 21, Centro, Ponta Grossa - PR; E-mail: sandibini@yahoo.com.br; Telefone/fax: (42) 3446-1871.

Luciana Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Acadêmica do curso de Farmácia (Universidade Estadual de Ponta Grossa), E-mail: luciana._.alves@hotmail.com

Mackelly Simionatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (Universidade Estadual de Ponta Grossa), E-mail: mackelly_simionatto@hotmail.com

Júlio César Miné, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (Universidade Estadual de Ponta Grossa), E-mail: juliomine@gmail.com 

Downloads

Publicado

2016-06-10